2 de janeiro de 2011

Maldição de Hoje: teledifusão

Hoje, sem saber do que falar, o Destino se encarregou de me dar uma motivação. E com ela, inauguro o label

MALDIÇÃO DE HOJE,

já que um blog deve servir também para exteriorizarmos nossos ódios, na tentativa de mantermos nossa compostura e não atacarmos o próximo com violência física, algo que quase todo dia tenho ímpeto de fazer.

A MALDIÇÃO DE HOJE vai para o infeliz que inventou a teledifusão. Pois é, tem gente que amaldiçoa quem inventou a bomba atômica. Eu amaldiçôo quem inventou esta maldição que é a possibilidade de enviar qualquer coisa pelos ares, ou por cabos, em sinais que são decodificados pelo aparelho de TV e convertidos em imagens e sons.

Eu não sei sobre quem minha maldição recairá. Foi um tal de Vladimir Zworykin o primeiro a patentear a tecnologia que viria a dar origem ao aparelho de TV. Mas meu problema não é exatamente com o aparelho, mas sim com o que ele recebe de graça por meio da teledifusão, então o já falecido russo está livre de minha praga. Seja lá quem for que inventou a teledifusão, provavelmente já morreu, e tomara que esteja queimando no inferno.

Ok, eu sei que tudo tem dois lados. Eu mesmo passei minha infância e adolescência vendo muita TV aberta, e vi muita coisa boa. E hoje existe coisa boa, claro. Só que aqui no Brasil (falo daqui porque é o que conheço), a quantidade de lixo televisivo é tão grande que as coisas boas se perdem e se tornam quase insignificantes.

Estou enfezado assim porque moro sobre uma gráfica, a qual - em pleno domingo - não deveria ver a presença de ninguém. Mas o fato é que todo domingo um cidadão vem pra gráfica fazer sei lá o quê, e todo domingo (e em outros dias também) ele liga sua televisão na infame Rede Globo, no último volume, e isso me incomoda de uma maneira traumática. Bem aqui de onde escrevo, ouço a programação infeliz desta emissora como se o aparelho estivesse atrás de mim. Isso é irônico, pois a TV aqui de casa não é ligada nem a antena nem a cabo, e só transmite o que o DVD ou o pen drive lhe transmitem. Ainda assim, sou obrigado a "ouvir" a Rede Globo o tempo todo, porque o infeliz da gráfica parece ter sérios problemas de audição. Aliás, é fato: quanto maior o lixo que alguém assiste, mais alto está o volume.

E aqui estou eu ouvindo "Neste domingo, depois do Fantástico...", como se o Fantástico fosse realmente fantástico, como se a Rede Globo não pudesse explodir nesse instante.

No fim das contas, institucionalizou-se que TV é sinônimo de coisa boa, e as pessoas tomam como sinal de boa educação, por exemplo, ligar o aparelho para "distrair" as visitas. Qual não é o tamanho do meu desgosto quando chego num ambiente silencioso, e a pessoa liga a TV, e às vezes até me dá o controle remoto na mão, sem saber que minha vontade era de lançar o mesmo contra a tela. Pode existir algo mais irritante que aquela barulheira de fundo quando estamos querendo conversar, por exemplo? Sim, quando era moleque eu assistia, mas daí cresci e percebi que detesto televisão assim.

Penso que o futuro dos programas será a transmissão pela internet, e que as pessoas acessarão seus programas pela rede, assistirão quando quiserem, como eu já faço hoje com minhas séries, que é a única coisa que assisto na TV. Enquanto o tempo não filtra e refina esse processo demoníaco chamado de "TV aberta", gastarei, infelizmente, muitos momentos da minha vida me incomodando com as TVs dos outros infernizando meus ouvidos.


3 comentários:

  1. Ora Ora caro Watson ! Se a televisão está no andar de baixo muito provavelmente a antena desta mesma televisão está no andar de cima ... que tal achar o fio desta televisão, cortá-lo em algum lugar que esteja bem escondido, colocar dois conectores (um em cada parte do fio cortado) e como DEUS passar a comandar quando o mortal do andar de baixo pode e quando não pode assistir à TV ?

    Uma outra maneira é adquirir um bom controle remoto universal:

    http://www.gizmodo.com.br/conteudo/cqc-descobre-o-poder-dos-controles-remotos-universais-na-argentina/

    Hosana nas Alturas !

    ResponderExcluir
  2. Nossa, como não pensei nisso? Te juro que são idéias altamente exequiveis! Genial!

    ResponderExcluir
  3. Exequiveis? O prof. Tici é cultura!
    Hail Metal forever!!

    ResponderExcluir