11 de outubro de 2011

Os Piores Filmes da Face da Terra 2

Prova de Fogo (Fireproof), 2008


Não, não olhe para o fogo, para os bombeiros, para nada no cartaz que possa fazê-lo crer que se trata de um filme de ação. Olhe apenas para as alianças que se entrelaçam nos OO do título do filme. Pois o filme é isso, só isso: uma história fraca e melada sobre um casal que enfrenta uma tal "prova de fogo" para manter o casamento.


Mas não é ruim só por isso. É ruim também, e principalmente, porque é um filme claramente religioso, cheio de lições de moral e citações da bíblia, daqueles que querem fazer você se sentir um pecador por ver uma foto de modelo em propaganda de lingerie no outdoor. É um filme ruim, que fica pior ainda quando quer provar que o casamento é algo que Deus inventou, e que se não está dando certo é porque o capeta está dominando a situação. A vastidão de problemáticas humanas que podem fazer duas pessoas não quererem mais viver juntas é solenemente desconsiderada, e tudo é reduzido a chavões de mal gosto até para religiosos que pensam um pouco mais profundamente sobre religião.


O filme tem duas ceninhas de ação que até são razoáveis, mas elas são um grande nada perto da enxurrada de moralismo cristão-fervoroso que tentam lhe enfiar goela abaixo. Só vai gostar realmente quem compartilha desse ideário. Definitivamente não é meu caso.

Depois ainda li que na cena final, em que os protagonistas finalmente se libertam do satanás e se beijam como símbolo do casamento feliz que acaba de se salvar, o ator, de tão fervoroso, se recusou a beijar a atriz que interpretou sua mulher, e a produção teve que se virar, e colocaram a mulher dele na vida real pra fazer a cena, pois é a única pessoa no universo que ele beija. Atitude bem saudável pra um ator, né? Isso não é ator, isso é um religioso fervoroso que brincou de fazer filminho.

Enfim, tudo uma grande bobagem. Fujam!

CLASSIFICAÇÃO: meia estrela (pelas duas ceninhas de ação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário