11 de outubro de 2011

Os Piores Filmes da Face da Terra 3

O Som do Coração (August Rush), 2007


Se você é suscetível a cenas ultra-emotivas, mas daquelas em que o diretor se vale dos recursos mais apelativos pra lhe arrancar uma lágrima, e se você acredita que qualquer melodiasinha pode transformar o ser humano em algo melhor, então não leia mais nada do que eu escrever, e tenha um bom filme.

Se você continuou lendo, é porque ou não se encaixa na descrição acima ou é curioso demais. Bom, não me culpe. Isso é aqui é opinião, e tem gente que pode concordar, e tantas outras gentes que não concordarão.


O filme fala sobre um menino super-dotado musicalmente, filho de uma violoncelista erudita e de um guitarrista (já começa aí a proposta melosa...), que têm uma história de amor truncada. O menino é descoberto e protegido por um tempo por um personagem bem "nada a ver" vivido pelo quase sempre exagerado Robin Williams, e acaba se revelando a própria encarnação do espírito da música na contemporaneidade.


Só que o filme todo é um grande chavão, em todos os níveis: a maneira como a história é conduzida, as atuações, a trilha sonora, a edição... Tudo! Particularmente me incomodaram os erros grosseiros musicais, ainda mais num filme cujo assunto principal é a música (custava contratar um consultor musical????). Mas pior que tudo é a melação, a apelação açucarada pra pegar o espectador pelo coração amanteigado. Claro, há tipos diferentes de pessoas, algumas se afetam mais rapidamente. Eu sou um daqueles mais difíceis de dobrar por dramalhões, mas já fui dobrado várias vezes às lágrimas. Mas tem que ser algo bem conduzido. Quando há apelação, pra mim o efeito é o contrário: o drama vira comédia. E foi o que aconteceu nesse filmeco.

Então assista por sua própria conta e risco, e se tem diabete já prepara a insulina.

CLASSIFICAÇÃO: 1 estrela

Um comentário: